Projeto Garoupa


PROJETO GAROUPA

O Projeto Garoupa foi executado pela ATEVI com o Patrocínio da PETROBRAS entre os anos de 2013 e 2015. O projeto alcançou os objetivos que visavam conscientizar a comunidade sobre o perigo de extinção da chamada garoupa verdadeira (Mycteroperca marginata) e auxiliou a desenvolver tecnologia para a produção de formas jovens. A longo prazo o objetivo é garantir a capacidade de reposição das populações da espécie, a fim de que esse recurso natural possa estar disponível na natureza de forma sustentável.

OBJETIVOS

Consolidar as pesquisas em larvicultura (produção de formas jovens); com os equipamentos adquiridos com o patrocínio obtivemos significativos avanços nos protocolos de produção de alevinos de garoupa.

Reconhecimento de habitats e avaliação de áreas degradadas, preservadas e áreas de ressurgência através de mergulho autônomo e colocação de chips e soltura de juvenis com acompanhamento da telemetria para conhecer mais sobre a viabilidade de projetos de repovoamento. Os resultados foram publicados em Revista Científica (Riedel et al 2017).

Educação ambiental em sete municípios do Rio de Janeiro (Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Paraty, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios) e quatro de São Paulo (Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba e São Sebastião) através de palestras e oficinas. O projeto também teve como objetivo a formação de multiplicadores junto a crianças, adolescentes e adultos em escolas públicas e de outros públicos, como quilombolas, índios, pescadores e turistas.

GUIA PRÁTICO


O Guia Prático de Educação Ambiental sobre a Garoupa foi uma realização da ATEVI. Nosso objetivo foi estimular a consciência ambiental das comunidades onde o Projeto Garoupa atua. Nele você vai conhecer tudo sobre a Garoupa, fatos e mitos e muito acerca da importância na preservação do meio ambiente para garantir a preservação desta e outras espécies marinhas.
Baixe a cartilha em PDF

PATROCÍNIO:

Logo Petrobras

Entre em Contato



Rua Benedito Mariano Leite, 106
11630-000 Barra Velha
Ilhabela SP

C: 12 981.249.903

contato@atevi.org.br / ouvidoria@atevi.org.br