Desde 2006 desenvolvemos programas e projetos socioambientais através de práticas sustentáveis dando ênfase às populações tradicionais valorizando sua cultura e o saber tradicional.

PROJETO MERGULHANDO COM O MERO

Logo Mergulhando com o Mero

O Projeto Mergulhando com o Mero busca repovoar as águas com a megafauna marinha, com foco especial no peixe MERO (Epinephelus itajara).
O Mero é uma espécie mansa e permite a aproximação, proporcionando encontros bem sucedidos durante os mergulhos de observação, e experiências impactantes que favorecem o engajamento em causas ambientais.
O projeto, que durou três anos e foi patrocinado pela Fundação Grupo Boticário, envolveu a coleta de reprodutores, a pesquisa em terapia reprodutiva, a consolidação dos protocolos de produção de formas jovens e realizações de solturas controladas.

Conheça o projeto.

PROJETO GAROUPETA

Logo Projeto Garoupeta

Nós sempre acreditamos na viabilidade de um oceano equilibrado e abundante em recursos pesqueiros, de forma a atender as necessidades humanas, sem perturbar sua delicada rede de sustentabilidade ecológica.

Temos todo o conhecimento e a tecnologia necessária para DEVOLVER AOS MARES DEZENAS DE MILHARES DE ALEVINOS JOVENS DE GAROUPA VERDADEIRA e salvar a espécie da extinção.

E é isso o que nós vamos fazer com a ajuda dos nossos parceiros! SAIBA MAIS! (Conheça o projeto.)

PROJETO VITÓRIA NA MARICULTURA


Em parceria com o instituto de Pesca de SP a ATEVI capacitou 8 familias e conseguiu a doação de 6 tanques e uma balsa que foram instalados na Ilha da Vitória.

PROJETO GAROUPA


O Projeto Garoupa foi executado pela ATEVI com o Patrocínio da PETROBRAS entre os anos de 2013 e 2015. O projeto alcançou os objetivos que visavam conscientizar a comunidade sobre o perigo de extinção da chamada garoupa verdadeira (Mycteroperca marginata) e auxiliou a desenvolver tecnologia para a produção de formas jovens.
Conheça o projeto e faça o download da cartilha.

PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PESCADORES ARTESANAIS PARA A MARICULTURA


A ATEVI trabalha incessantemente na capacitação de comunidades para a Maricultura desde 2008 escolhendo as melhores tecnologias para o local. Foram doados tanques e fornecido apoio técnico para as comunidades da Vitoria (Projeto Vitoria na Maricultura) em Ilhabela, Praia da Lagoinha (Ubatuba) e Praia das Cigarras (São Sebastião).
Veja galeria de fotos.

PROJETO CANOA VIVA


Com a implantação do Parque Estadual de Ilhabela (PEIb) em 1977 (Decreto n° 9.414) e as leis de proteção da Mata Atlantica, uma das atividades tradicionais da Comunidade Caiçara ficou proibida: a retirada de árvores da floresta (Jequitibá, Ingá, Guapuruvú, Ipê, entre outras) para a fabricação das canoas caiçaras.
O projeto em sua primeira fase construiu uma canoa de fibra sobre o molde de uma canoa tradicional e na segunda fase foi feita a captação de recursos para a fabricação de novas canoas. A ATEVI ofereceu sua sede para a comercialização do pescados em troca dos vale-peixe.

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL



A ATEVI em parceria com o PROERD e com a REDEMAR ALEVINOS desenvolve desde 2015 um Projeto de Educação Ambiental para crianças da rede pública de ensino e APAE. São acolhidas mais de 250 crianças a cada ano. Durante visitas a um ambiente lúdico são abordadas questões como a dificuldade na reprodução, poluição no mar e destruição de habitats. Também participamos das atividades da Semana do Meio Ambiente de Ilhabela.

PROJETO SORRISO CAIÇARA


O Projeto, coordenado pelo especialista em saúde coletiva Odontológica Dr. Daniel Azevedo, juntamente com outros 20 profissionais voluntários de diferentes áreas de atuação, tem a missão de contribuir para o desenvolvimento humano e social com a promoção da saúde bucal. A Associação Ambientalista Terra Viva ofereceu apoio logístico e acomodação para ações do Projeto na Ilha dos Búzios e da Vitória.

Entre em Contato



Celular: 12 98124-9903
Ilhabela SP

contato@atevi.org.br / ouvidoria@atevi.org.br